Projetos Pedagógicos

PROJETO: RECEITA DE FELICIDADE

Esse Projeto Interdisciplinar tem como tema principal: A FAMÍLIA!
A importância de se compartilhar momentos especiais com quem a gente ama é, com toda certeza, a melhor receita da vida, daquelas que a gente nunca esquece e passa de geração a geração, e o sabor é sempre delicioso.

Objetivo do Projeto
Fortalecer o laço familiar, priorizando o relacionamento entre pais e filhos, dentro do lar e no ambiente escolar, além de reforçar o importante elo entre FAMÍLIA X ESCOLA.

Coletividade e Individualidade
Receitas são trabalhadas entre família e também entre amigos. Mas todos nós também temos uma receitinha especial e particular daquilo que nos faz realmente felizes. Um dos momentos mágicos desse projeto é justamente levar a criança a descobrir os seus ingredientes preferidos. No final das contas, o sabor da felicidade é compartilhado com todos!

Resultados
As atividades realizadas com a orientação dos professores e o envolvimento dos alunos e seus familiares resgata valores importantes para a convivência familiar;
No decorrer do Projeto, a criança se conscientiza de que a família é o seu “porto seguro”, lugar onde recebe carinho, orientação, educação, valores, cuidados e, sobretudo o amor;
Outros objetivos pedagógicos também são trabalhados, de acordo com a faixa etária, por exemplo: incentivar a escrita do nome e sobrenome, resgatar brincadeiras antigas, desenvolver a capacidade artística como forma de expressão, interagir com a família através das atividades

escolares, estimular momentos de recordação entre pessoas queridas e a percepção de tempo através de fotos e criar momentos emocionantes.

INSERINDO PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DA EDUCAÇÃO

É o recheio delicioso que dá sabor ao aprendizado. Os projetos partem de questões que precisam ser respondidas e possibilitam um contato com práticas sociais reais que dependem dos interesses das crianças, por isso precisam ser significativos, apresentando uma questão comum.

É importante que um projeto tenha um objetivo claro desde o início, senão ele se “perde” no meio de tantas possibilidades. Não é necessário que todos os conteúdos girem em torno do projeto, isto é, o projeto é um momento de produzir conhecimento e compartilhar experiências.

ETAPAS DE UM PROJETO

1. Incentivo (sensibilização) – Conversas com as crianças, leitura de um livro, uma visita, uma vivência em sala de aula, uma dúvida levantada pela turma, um filme ou mesmo um questionamento surgido em um projeto anterior;
  2. O que já sabemos? – Socialização dos conhecimentos prévios das crianças;
  3. O que queremos saber? Para que queremos? – Formulação do objetivo do projeto;
  4. O que iremos fazer? – Elaboração do plano cooperativo;
  5. Desenvolvimento – Realização das ações planejadas com os registros dos conhecimentos que vão sendo construídos pelas crianças durante todo o trabalho: relatos escritos, desenhos, fotos, vídeos, enfim, as produções das crianças;
  6. Culminância – Apresentação do que foi produzido durante o projeto (a socialização das conclusões);
  7. Avaliação e autoavaliação – Retomada do plano cooperativo para avaliar a trajetória de todos durante o processo, dificuldades e contribuições.