1991

Primeira fase do Colégio Nelson Gaspar, na casa da diretora Lenira Gomes, como Núcleo de Recreação Infantil Gasparzinho.

Segunda fase, num imóvel alugado.

Ainda em imóvel alugado, mas com projetos de construção na primeira casa.

A casa da diretora foi demolida para dar lugar à realização de seu maior sonho.

Um sonho que foi crescendo.

E se tornando cada vez mais real.

2004

O Colégio recebeu o Selo de Reconhecimento da UNESCO e Ministério da Educação – Escola Solidária, que faz parte da ONU (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). O Programa está presente em 180 países e reúne mais de 8.500 Instituições de Ensino.

2005

No início o prédio era composto de algumas salas de aula, secretaria, refeitório, cantina e a quadra no terceiro piso, ao ar livre. O sistema ainda era do Etapa.

2006

A nova estrutura passou a ter quadra coberta no piso inferior, um parque mais amplo e várias salas diferenciadas, de acordo com os projetos e atividades desenvolvidas. O projeto pedagógico também evoluiu muito, incluindo novas atividades e parcerias. A partir daqui o colégio adotou o sistema Objetivo de Ensino.

2007

Mais uma demolição para a construção de outro bloco com mais salas de aula e novas dependências.

2008

O prédio com dois blocos trouxe grande comodidade aos alunos do Ensino Infantil e Fundamental, com salas mais modernas, laboratório mais equipado, sala de computação e de leitura, parque com mais brinquedos e quadra poliesportiva.

2010

O troféu SP 2010 foi uma grande surpresa! Agora o Colégio recebe o prêmio de Melhor Escola pela Câmara Brasileira de Cultura.

2011

O Colégio Nelson Gaspar comemora seus 20 anos, no anfiteatro da prefeitura de Santo André, com muitas homenagens de professores e alunos.

2012

Mais um etapa de crescimento. O terceiro bloco definiu o perfil do colégio, priorizando o ensino Infantil no piso térreo, com um parque pedagógico incomparável, cheio de novidades, brinquedos e espaços de interatividade e um play kids projetado que é a atração do momento para os pequeninos.

2013

Agora a história do Colégio Nelson Gaspar está registrada no Livro “Pelo Brilho dos Meus Olhos”, escrito pela diretora Lenira Gomes. O lançamento aconteceu na Livraria Saraiva com a presença de alunos, pais, professores e amigos. Foi um momento muito especial e também significativo para a história do Colégio.

2014

Em dia com o avanço tecnológico da Educação Escolar, o Colégio Nelson Gaspar implantou esse ano a Lousa Interativa Digital e aderiu também o uso do Tablets em salas de aula.
As funções didáticas e pedagógicas desses equipamentos foram encaixadas nas atividades escolares, garantindo maior eficácia na atuação do professor, fortalecendo o ensino e proporcionando melhores resultados na aprendizagem.