Você sabe qual é a diferença entre idealizador, mantenedor e diretor?

Quando chega a hora de procurar uma boa escola para os filhos, a maioria dos pais pensa basicamente na estrutura física e pedagógica do local. O Sistema de Ensino também é um requisito que ocupa um dos primeiros lugares da lista de verificações. Os pais visitam diversas escolas, levam em conta se está próxima de casa, conferem as instalações, questionam sobre as opções extra curriculares, mas nem todos se preocupam em conhecer a história da escola.

O histórico revela o sucesso ou o fracasso de uma instituição de ensino, desde que seja um "livro aberto" para o público interessado. E quem pode contar essa história? Ninguém melhor do que quem a dirige - o diretor!

Há escolas que possuem seus mantenedores, além de um diretor. Há outras que passam pelas mãos de diversos diretores, mas respeitam a opinião do idealizador. E qual a diferença entre eles?

Diretor - é como um maestro; aquele que lidera uma equipe e concilia o trabalho pedagógico com o administrativo. É possível fazer uma comparação entre o trabalho de um maestro e o de um diretor de escola porque ambos são líderes e regem uma equipe.

O primeiro segue a partitura e é responsável pelo andamento e pela dinâmica da música. O segundo administra leis e normas e cuida da dinâmica escolar. Os dois servem ao público, mas a plateia do "regente-diretor" não se restringe a bater palmas ou vaiar. Ela é formada por uma comunidade que participa da cena educacional.

Mais do que um administrador que cuida de orçamentos, calendários, vagas e materiais, quem dirige a escola precisa ser um educador. E isso significa estar ligado ao cotidiano da sala de aula, conhecer alunos, professores e pais. Só assim ele se torna um líder, e não apenas alguém com autoridade burocrática.

Mantenedor - é aquele que garante o funcionamento de uma escola, disponibilizando recursos (financeiros ou não), para a infra-estrutura, manutenção, avaliação e desenvolvimento da pedagogia aplicada.

Idealizador - é aquele que dá vida à uma instituição de ensino, trazendo um sonho à realidade. Geralmente, o idealizador é também o diretor e o mantenedor, participando da construção desde o primeiro tijolo, levantando verbas para a ampliação do local, selecionando professores competentes e que respondam às suas expectativas, escolhendo a cor do uniforme e recepcionando os pais dos alunos, bem como se preocupando com o bem estar de cada criança que está sob sua responsabilidade. É tudo isso e muito mais.

O que o Colégio Nelson Gaspar oferece?

Além de um histórico detalhado com todas as suas conquistas e premiações ao longo de mais de duas décadas, oferece a estrutura adequada, uma equipe competente e uma experiência inquestionável.

A idealizadora do Colégio, Lenira Gomes, que quando criança sonhava em ter uma escola, não só realizou esse sonho como também vive ele até os dias de hoje. É a mantenedora, porque disponibiliza todos os recursos necessários para manter o Colégio com uma qualidade que se supera a cada ano e também é a Diretora Geral, liderando uma equipe cuidadosamente selecionada e garantindo uma educação qualificada através da parceria com o Sistema Objetivo de Ensino.

Lenira não é apenas a diretora porque "dirige" o Colégio, mas porque se preparou para assumir essa grande responsabilidade. É Bacharel em Pedagogia, pós graduada em Língua Portuguesa e Mestre em Gestão Escolar, além de contar com a participação de diversos profissionais das áreas de Educação, Psicologia e Pedagogia, o que garante o resultado que todos os pais esperam: uma educação de qualidade, preocupada com o futuro dos filhos e formadora de cidadãos conscientes e que façam a diferença em nosso país.

(Fonte: Gente que Educa)