As vantagens pedagógicas e didáticas das Lousas Interativas

As novas tecnologias têm causado uma grande mudança na forma como professores e alunos aprendem, ensinam e disseminam conhecimento.

Devido à difusão da Internet nos últimos anos, inclusive para o uso educacional, percebemos um aumento na utilização de computadores, lousas interativas, tablets, notebooks e smartphones dentro do ambiente escolar. Seja para a leitura, pesquisa de trabalhos científicos, ou até mesmo como uma ferramenta usada na sala de aula, esses dispositivos auxiliam na disseminação de conhecimento, pois facilitam a troca de informações em qualquer lugar e a qualquer momento, criando uma rede global de compartilhamento conectada. Essa é uma prática que vem sendo implementada nas escolas e universidades ao redor do mundo e tem mostrado resultados bastante satisfatórios.

Como a maioria dessas mudanças tecnológicas ocorreu na última década, muitos professores ainda estão se familiarizando com o uso da Internet e de novos dispositivos, como a lousa digital interativa.

Atualmente, ela apresenta uma série de vantagens para diversas áreas de ensino, mas sua história teve início há 22 anos, quando os primeiros protótipos foram criados com a intenção de trabalhar em conjunto com computadores e com a Internet, possibilitando o controle de todas as atividades apenas com o toque de uma caneta ou dos dedos na tela.

Apresentar imagens e vídeos relacionados à matéria, por exemplo, é uma de suas vantagens. Esse tipo de formato aumenta consideravelmente a interação dos alunos com o professor e dos alunos com alunos, pois foge do padrão cansativo de aulas com excesso de textos e explicações.

Essa tendência vem trazendo mudanças nos principais canais de conteúdo como o Youtube, que criou uma área especial dentro de seu próprio site, voltada para o compartilhamento de vídeos educacionais.

Outro exemplo é o TedEducation, que promove o ensino por meio de vídeos apresentando conteúdos das mais variadas disciplinas. Com isso, é possível que os alunos tragam conteúdos ligados à matéria, agregando valor à aula apresentada em sala pelo professor.

Essa maior integração entre professor e aluno faz com que o ensino seja mais eficiente, pois propõe discussões abertas com comentários, opiniões e participação de todos. O ensino deixa de ser unidirecional, onde apenas um ensina e os outros aprendem.

Os professores podem reforçar suas explicações, estabelecer uma dinâmica de avaliação e introduzir ideias mais aprofundadas. Até mesmo notícias em tempo real podem ser abordadas em sala de aula com o uso da Internet ligada diretamente à lousa digital.

Outro ponto positivo é a forma como os alunos estudam após a aula. Com o uso da lousa interativa, o aluno pode utilizar melhor seu tempo em sala discutindo o conteúdo ou adaptando-o de acordo com seu conhecimento, ao invés de simplesmente copiá-lo.

Esse conteúdo fica disponível em um sistema online, como um documento, que pode ser baixado a qualquer momento, de qualquer dispositivo com conexão à Internet. Além disso, fóruns de discussão online e grupos para troca de ideias, artigos e outros materiais podem ser criados para complementar o conteúdo dado em sala de aula. Com estas ferramentas, professores e alunos podem trazer o mundo para dentro da sala de aula.

Todas essas funcionalidades melhoram a didática e a qualidade do ensino, produzindo efeitos positivos no aprendizado do aluno. As novas tecnologias já estão se integrando às práticas pedagógicas e irão mudar completamente a forma de aprendizado.

O Colégio Nelson Gaspar acompanha esse desenvolvimento, mantem-se tecnologicamente atualizado e busca sempre o melhor para o crescimento intelectual dos seus filhos. Pode confiar! Nosso trabalho é feito com muito amor.